INFORMAÇÕES DO PROJETO APROVADO NO  FUMPROARTE  (em andamento 80% concluído)

 

Proponente

CASA DO ARTISTA RIOGRANDENSE

Título

A CASA DO ARTISTA RIOGRANDENSE E A MEMÓRIA VIVA DO RADIOTEATRO EM PORTO ALEGRE

Apresentação

O projeto - A CASA DO ARTISTA RIOGRANDENSE E A MEMÓRIA VIVA DO RADIOTEATRO EM PORTO ALEGRE consiste na produção de um livro sobre a Casa do Artista Riograndense, que abriga desde sua fundação, em 1949, artistas veteranos das artes da cidade, é, também,     um espaço de memória e cultura. Atualmente, através de um projeto de Saraus Mensais, radioatores e radioatrizes que brilharam na - Era de Ouro do Rádio-, alguns inclusive, são residentes da Casa, preservam a tradição do Radioteatro em apresentações ao vivo na Casa do Artista Riograndense. Além disso, o livro trará uma seleção de textos de radioteatro de autoria do radioator e locutor Wilson Gomes, morador da Casa.

Neste projeto propõe se também a produção de um CD com as gravações em áudio de três peças radiofônicas, cujos textos estarão no livro. Propõem-se uma tiragem de 2000 exemplares, dentro os quais, 20% serão destinados a Intuições ligadas à manutenção da memória cultural, bibliotecas, casas de assistência a idosos e a SMC.

 

Justificativa

A Casa do Artista Rio-grandense (CAR) é uma entidade assistencial sem fins lucrativos, declarada de Utilidade Pública Municipal em 1953, que há 64 anos abriga artistas com mais de 60 anos de idade, os quais se encontram em vulnerabilidade social, devido à situação financeira instável.

Sua finalidade, no entanto, não se limita a tornar-se um simples abrigo, mas dar condições de vida digna e convivência tranquila aos moradores vinculados à classe artística, apoiando e incentivando suas atividades culturais.

Na Casa do Artista Riograndense residem artistas das mais diversas artes, que viveram e atuaram intensamente na - Era de Ouro de Rádio.  Este projeto surge como uma valiosa oportunidade de reconhecimento do trabalho destes artistas idosos, e de registro da memória e produção artística destes veteranos das artes no cenário cultural de Porto alegre. Atualmente, através de apresentações em Saraus, com a participação de radioatores e radioatrizes convidados, eles mantém viva a arte do Radioteatro, expressando através da emoção de suas vozes as envolventes histórias.


Justificativa de Financiamento

Com a publicação do livro pretende-se o resgaste da história da Casa do Artista Riograndense, reunindo documentos, fotos e depoimentos de artistas e pessoas que conheceram e participaram da trajetória da Casa. Conhecer a história da Casa do Artista Riograndense é percorrer também a história cultural da Cidade, e descobrir através das narrativas dos radioatores e radioatrizes envolvidos neste projeto os meandros e rumos da tradição do Radioteatro, uma arte que emocionou gerações de ouvintes assíduos das Rádios de Porto Alegre. Tradição artística que se mantém viva, e renova-se nas apresentações destes artistas e na produção textual de peças radiofônicas. O CD encartado no livro trará o áudio de três histórias (inéditas no Rádio), mas já apresentadas ao vivo nos Saraus promovidos pela Casa do Artista Riograndense, potencializado seu alcance de emocionar e encantar, leitores e ouvintes, hoje, idosos que vivenciaram o auge do Radioteatro em Porto Alegre. E também poderá interessar e encantar as novas gerações, que terão a oportunidade de ouvir a interpretação de peças de radiofônicas protagonizadas por quem fez e faz do gênero Radioteatro uma arte que enriquece e permeia a vida cultural da cidade. 

O projeto prevê a divulgação em programas de rádios através de spots que tragam a linguagem do rádio teatro, e a distribuição gratuita de um percentual significativo dos livros, em asilos e outras entidades de assistência aos idosos e pessoas com deficiência visual, promovendo o acesso a estes produtos culturais à essas pessoas respeitando sua diversidade e modo de ser. Além disso, a venda do livro constituirá em geração de renda para os moradores da Casa do Artista Riograndense. Tal intento torna-se impossível sem financiamento.    


Objetivos

 Geral:

 Este projeto objetiva o reconhecimento e a valorização da Memória e Produção Artística da Casa do Artista Riograndense - CAR e seus moradores e sua relação com o gênero Radioteatro no panorama cultural de Porto alegre, através da produção de um livro+CD, com uma tiragem de 2000 exemplares.

 

Específicos:

Promover a valorização e reconhecimento da Casa do artista Riograndense como espaço de memória viva do Radioteatro;

 

Registrar em áudio o trabalho de radioteatro dos radioatores e radioatrizes convidados e dos moradores da Casa do Artista Riograndense;

Difundir a arte do Radioteatro como referência cultural de Porto Alegre; 

Gerar renda em prol dos artistas idosos residentes da CAR, com a comercialização dos produtos culturais (livro e CD).

 

 

Retorno de Interesse Público

Este projeto surge como uma valiosa oportunidade de registro da memória e produção artística de radioteatro no cenário cultural de Porto alegre. E propõem a distribuição gratuita de um percentual significativo dos livros, a Intuições ligadas à manutenção da memória cultural, bibliotecas municipais, a SMC e em asilos e outras entidades de assistência aos idosos e pessoas com deficiência visual, promovendo o acesso a estes produtos culturais à essas pessoas respeitando sua diversidade e modo de ser. Além disto, o sarau de lançamento do Projeto, que acontecerá da Casa dos Artistas,  será gratuito.

 

Público Alvo

O público alvo corresponde a todas as pessoas que apreciam e se encantam com nostalgia do gênero radioteatro, uma arte atemporal, sejam idosos que viveram como ouvintes a - Era de ouro do Rádio-, e também os mais jovens, propiciando-lhes uma oportunidade de conhecer e apreciar uma forma de entretenimento que fez parte do cotidiano de seus pais e avós. Também, historiadores, pesquisadores  e leitores em geral.

Descrição do Livro :

 

CASA DO ARTISTA RIOGRANDENSE E A MEMÓRIA VIVA DO RADIOTEATRO EM PORTO ALEGRE

Especificações técnicas do livro

 Tiragem: de 2000 exemplares

Capa mole ( flexível):

Formato : 16 x 23 cm

Cor da capa frente e verso 2X1 P&B Papel Supremo 250 g

 Dobradura colada na contracapa interna para encartar um cd Miolo :

Formato 16 x 23 cm Cor 1X1 P&B Papel Off-set 75 g

Nº de páginas : 143 Acabamento : dobra, corte e colado Brochura sem orelhas Lombada quadrada


Estrutura do Livro

Capa Imagem que represente a história da Casa do Artista Riograndense como espaço de memória e vivência do Radioteatro como expressão da diversidade cultural de Porto Alegre

Apresentação do Projeto

Texto sobre as motivações e contexto para idealização e produção do Livro e CD.

Capítulo sobre o Radioteatro no Panorama Cultural da Cidade: memórias de ontem e de hoje (texto a ser elaborado pela atriz, pesquisadora e professora de teatro Mirna Spritzer.)

 Capítulo sobre a História da CAR e sua relação com o Radioteatro em Porto Alegre:

Produção de um texto baseado nas pesquisas e depoimentos sobre a trajetória da CAR e seus ex- moradores e moradores atuais - artistas de radioteatro.

 Metodologia de pesquisa para produção deste texto:

Reunião de fontes documentais (fotografias, cartas, notícias de jornais, dentre outras referências) sobre o histórico da Casa do Artista Riograndense; coleta de depoimentos através de entrevistas com os moradores da CAR, vizinhos, colaboradores e frequentadores antigos.

Capítulo de apresentação dos radioatores e radioatrizes :

Fotografia e breve biografia dos artistas que participam da gravação do CD de peças de radioteatro e do autor das peças radiofônicas publicadas no livro e interpretadas para o CD.

Textos de Radioteatro Anexos com seis peças de Radioteatro apresentados durantes os Saraus na Casa do Artista Riograndense, do radioator e escritor Wilson Roberto Gomes. (Ver textos completos no anexo do projeto) Contos: Véia Ciça; As Conversas das Flores; O Desconhecido; A Baixinha; Zé do Barraco Amarelo e O Taxista Hugo.

Metodologia

(1º mês)

- Reunião para planejamento;

- Contratação da Equipe técnica do Projeto.

 

( 2º mês)

- pré-produção do CD

- início da pesquisa (busca de acervos, entrevistas).

 

( 3º, 4º, 5º 6º e 7º mês)

- Produção do CD;

- Gravação dos áudios de Radioteatro;

- Mixagem, masterização

- Pesquisa e produção textual dos textos que comporão o Livro.

 

(8º mês)

 - Criação gráfica da capa do Livro e do CD

- Revisão do Texto

- Editoração do Livro

 

(9º mês)

 - Prensagem do CD

- Impressão dos Livros

 

(10º mês)

- Pré-produção do sarau.

 

(11º mês)

- Sarau de lançamento do livro.

 

( 12 mês)

 - Prestação Contas Final

- Distribuição de Cópias destinadas a Intuições ligadas à manutenção da memória cultural, bibliotecas, casas de assistência a idosos e a SMC;


Plano de Mídia Execução:

( 6º mês)

- Plano de mídia execução.

 

  (8º mês)

-         Contratação da assessoria de imprensa;

-         Criação da arte gráfica, e identidade visual do projeto;

-         Edição dos Spots de divulgação;

-         Mídia espontânea.

 

( 9º mês)

-         Mídia espontânea;

- Impressão do material gráfico;

 

 

( 10º mês)

-         Inserção dos Spots na rádios;

-         Distribuição do material de divulgação;

-         Mídia espontânea.

 

( 11º mês)

-         Inserção dos Spots nas rádios;

-         Divulgação do Sarau de Lançamento.

 

Clique para editar o texto. O que os visitantes do seu site precisam saber sobre você e seu negócio?